Desde que o homem teve consciência de si, a preocupação com a morte aparece como um dos motivos que o leva a refletir sobre sua vida, desde questões filosóficas até questões puramente práticas do cotidiano. A totalidade existe nos seus contrastes, as coisas se organizam em ciclos e tal como o "ciclo da vida" envolve a morte, o dia-a-dia é composto por fins e recomeços que se alternam num processo de criação e cópia.
A forma como vemos, se como inovação ou como reprodução, depende em parte da cultura que vivemos, já que é evidente a diferença com que se trata "o fim" no Ocidente e no Oriente. Enquanto o mundo ocidental propõe um abismo entre os contrastes, os orientais aproximam-se dos opostos e ensinam a conviver realmente com a idéia de ciclo: início, meio, fim e recomeço... E dessa diferença resultam os mais diversos tipos de produção do espaço, tempo e cultura.
Não se pode negar que a rotina transforma os dias em repetições que podem ser prazerosas ou monótonas, nos levando a crer que as coisas são iguais; e, até certo ponto, isso é verdade. Porém, se considerarmos o exemplo de Heráclito quando este dizia que um homem nunca toma banho duas vezes no mesmo rio, a idéia parece mudar de foco. No fim, tudo depende de como cada indivíduo enxerga a si próprio e às pessoas.
São enormes os exemplos que temos de como a humanidade encarou a dualidade vida-morte em todas os tempos e como conviver com isso, seja "vivendo intensamente cada minuto" ou "se preparando para o que está por vir". O que realmente impressiona é a maneira como cada ser humano tece a sua vida, pois se há quem diga que "nascemos originais e morremos cópia" (Cora Coralina), a pergunta é: O que é cópia se considerarmos as diversidades de personalidades, de tempos e de espaço? O dual permite refletir e transformar recriando velhos modelos ou construindo novos.
Por Juliana Sampaio
Crédito da imagem: Gustave Klimt - Death and Life
Não to surpreso,mas impressionado como a cada vez te vejo se superando cada vez mais: não é supresa,tens um talento tao enorme pra ser cada vez melhor que me.. nem consigo ver. -hevertton
ResponderExcluir