quarta-feira, 25 de maio de 2011

 DESABAFO...

Por que eu tenho que ir às ruas e expor a minha integridade física para conseguir o que é meu direito? Por que eu preciso promover greves e passeatas, interditar ruas e atrapalhar o trabalho de terceiros que nada tem a ver com a minha vida? Tudo isso para que? Para chamar a atenção de um governo que não liga para os meus interesses, para o meu bem-estar e só o faz quando é pressionado publicamente?

Estamos cansados de ouvir que nós, os jovens de hoje, somos uma geração sem bandeiras. Que bandeiras vocês querem? Que atitudes vocês esperam de nós? Se há alguns anos atrás isso deu certo com vocês, os tempos são outros hoje, as coisas não funcionam da mesma forma e talvez se algum de vocês queira saber: não, eu não quero apanhar da polícia ou ser perseguida por alguém pelos meus ideais. E mais, por que nós temos que nos comportar igual a vocês para sermos algo? Sabe o que é engraçado? É que esse mesmo povo que fez tudo isso em décadas passadas, antes mesmo de terminar toda a agitação, se casou, começou a a trabalhar todo engravatado, ou então ficou em casa cuidando das crianças e fazendo tudo o que mais criticavam. Interessante não?

O que me parece irônico no meio de tudo isso é que enquanto uns enchem a boca para dizer que nossa geração "não está com nada", "está perdida", "não tem bandeiras, não luta por nada" eu vejo o contrário. Mesmo que lentamente (quase parando) a sociedade está mudando, e quem são os responsáveis por isso? Os idosos? Não! Definitivamente. Somos nós que estamos mudando nossas atitudes, somos nós que estamos nos conscientizando; ainda que não seja algo comum a todos. As transformações não ocorrem de uma hora para outra, e quando acontecem, resulta no que muitos viram anos atrás.

Não sei se essas pessoas que dizem tudo isso estão ouvindo o que estão dizendo. Eu não concordo com essa visão limitada de luta pelos interesses comuns. Sempre existiram outros meios de se fazer justiça, e hoje mais do que nunca, é viável conseguir mudanças sem precisar atrapalhar a vida das pessoas que estão voltando para as suas casas. Talvez você pergunte: qual é essa maneira? Eu terei o maior prazer em responder: Imprensa. Este é o melhor veículo de informação e denúncia que todo cidadão possui. Nenhum governante gosta de ter sua imagem prejudicada e é exatamente aí que nós deveríamos bater. A via diplomática deve ser usada como primeiro recurso, porém, como no Brasil as coisas só funcionam "na porrada", é difícil conseguir algum avanço só com a educação. E claro, para os que estão pensando que só a imprensa em si não basta, eu rebato: comoção.

Comoção regional, nacional ou internacional se for necessário. Governantes odeiam outras pessoas opinando sobre aquilo que diz respeito ao seu governo. É claro que nada disso vai funcionar se não houver conhecimento de causa e de direitos, se não houver bons negociantes, pois é assim que eles nos enganam e é cm a mesma arma que vamos contorná-los.

Enquanto aqueles limitam-se em dizer que nós não fazemos nada, nós, por outro lado seguimos cantando com os mesmos ídolos deles "vamos pedir piedade, senhor, piedade pra essa gente careta e covarde; vamos pedir piedade, senhor, piedade, lhes dê grandeza e um pouco de coragem".

Por Juliana Sampaio
Citação da letra da música Blues da Piedade - Cazuza


PS.: UM DIA, EU REALMENTE ACREDITEI NISSO... AGORA, NÃO MAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário